A ESTRUTURA
Os telhados mais tradicionais nas residências brasileiras apresentam telha de barro ou cimento e a estrutura de madeira devem ser de boa qualidade (para mantê-la protegida contra cupins, fungos e apodrecimento) e, imprescindivelmente, seca (para evitar ceder ou empenar).
CÁLCULO
Para se calcular a quantidade correta de telhas de um telhado multiplica-se o rendimento, a ocupação de telhas, fornecido pelo fabricante X metragem do telhado. Faz-se necessário levar em conta a inclinação, as sobreposições e o comprimento dos beirais.
EXEMPLO
Telha a ser usada é a Romana, informação fornecida pelo fabricante é de 16 peças por 1 m².

Metragem do Telhado = 130 m² (Já com inclinação e beirais).

16 peças/m² X 130 m² = 2.080 telhas. Cumeeiras são usadas 3peças por m/linear.

Para definir o tipo de cobertura, o arquiteto deve considerar, não só o estilo desejado pelo cliente (colonial, moderno, arrojado, dentre tantos outros), mas também todos os aspectos climáticos da região onde a casa será erguida. Chuva, vento, calor, enfim, todas as variáveis que influenciam na construção. Hoje temos uma variedade muito grande de materiais, cores e formatos; as telhas podem ser de material cerâmico ou concreto, as cerâmicas podem ser na cor natural de cerâmica vermelha, branca ou mesclada ou ainda esmaltada colorida nas mais diversas cores. As de concreto também apresentam uma grande variedade de cores, sempre a combinar com o estilo e cor da construção. Normalmente, as telhas cerâmicas oferecem mais conforto térmico e acústico. As condições climáticas também determinam a necessidade de laje e forro, as quais poderão oferecer uma gama de soluções que mais se adeque àquela região.
INSTALAÇÃO DE CUMEEIRA
Planeje previamente a colocação da cumeeira a fim de evitar cortes e obter melhor acabamento estético, inclusive leve em consideração a maior movimentação dos ventos e tenha certeza da melhor colocação antes de assentá-las.
MADEIRAMENTO DE UM TELHADO
É fundamental que a estrutura do telhado esteja em perfeito esquadro para que não haja empeno no madeiramento (madeira) e não prejudicar o efeito estético e a segurança do mesmo.

Usar madeiras de qualidade, de boa resistência e durabilidade (Peroba Rosa).

Quando usar madeiramentos aparelhados, recomenda-se comprar sempre bitola maior do que a especificada, como viga especificada 6x12 comprar 6x16, ripa 1,5x5 comprar 2,5x5 e assim por diante, pela perca de grossura no aparelhamento.

Usar vigamento com no mínimo 6x12 na cumeeira, terças e tesouras (quando houver).

Terças intermediárias com distanciamento de no máximo 1,50 m.

Os caibros devem ter medidas mínima de 5 x 6 e distanciamento de 50 cm no máximo, eixo a eixo.

A colocação das ripas inicia-se de cima para baixo, ou seja, da cumeeira para o beiral e distanciamento (galga) de acordo com a telha a ser usada. Não aconselhamos que inicie a colocação das ripas sem ter o lote, das telhas a serem usadas, disponível na obra.

As ripas devem ter medida padrão de 1,5 x 5 cm ou ripão de 2,5x5cm, conforme a telha a ser utilizada. O verdadeiro cálculo, das necessidades de resistência e suporte de um telhado, deve ser feito por um profissional habilitado. As medidas informadas são somente para orientar, pois cada vão e cada tipo de cobertura tem suas próprias especificações.
O TELHADO
Entre os elementos estruturais, o telhado é a parte mais importante da casa. Protege o homem das ações do tempo e determina a durabilidade e o conforto de todo o restante da construção, principalmente, o acabamento e mobília. Ainda assim, para realizá-lo com um mínimo de qualidade, precisamos nos cercar de boas garantias como um bom projeto arquitetônico adequado ao estilo da construção, profissionais com muita experiência, e, principalmente, materiais de excelente qualidade e procedência garantida.
RECOMENDAÇÕES PARA UM BOM TELHADO
  • O Arquiteto e o Engenheiro Civil são os profissionais indicados para projetar e executar o seu telhado;
  • O carpinteiro Telhadista é de fundamental importância;
  • O galga do ripamento deverá ser dimensionado com a telha na obra;
  • Uso de madeira em condições de suportar as cargas e vãos sem sofrer empenamentos;
  • Para boa estética do telhado, deve ser observado rigorosamente o alinhamento das fiadas nos dois sentidos, desde o início até o final da colocação das telhas;
  • Seguir as inclinações indicadas, afim de evitar infiltrações, retorno de águas e vazamentos;
  • Todo produto cerâmico, possui pequena variação de tonalidade, inerente ao próprio material;
  • Ao receber sua telha, colocar em local sem umidade;
  • Em locais sujeitos a salinidade e jateamento de areias, as telhas devem ser protegidas;
  • Alteração de cores ou no aspecto visual das telhas, causada por fungos, algas, eflorescência e poluição, inclusive esverdeamento e escurecimento da superfície das telhas provocados por agentes externos, não são de responsabilidade do fabricante;